Bezerra da Silva

A trajetória artística de Bezerra da Silva está associada à gíria, não específicamente da malandragem e do Rio de Janeiro, mas de amplos segmentos sociais que têm os mesmos traços sociais e culturais, em qualquer cidade brasileira, como ressalta com grande visão de futuro e compreensão crítica, no asfalto e no morro.
No asfalto, estão supostamente as elites e no morro, que significa favelas, mocambos, palafitas, conjuntos habitacionais sem a menor condição de habitabilidade e amplamente devassados, com suas entranhas de miséria expostas, estão os excluídos, os marginalizados, dissociados e distanciados do processo de conhecimento.
É preciso que se acentue que Bezerra da Silva não é carioca nem fluminense, mas pernambucano.
Como nordestino, exprime sem ódio e sem rancor toda a discriminação que acompanha seus conterrâneos no mundo dos barracos.
Bem diferente de seus antecessores mais próximos, Moreira da Silva e Dicró, nossos “três malandros”. Mas cada um tem um gênero gírio diferenciado.
Moreira da Silva, carioca, foi um pioneiro e é responsável pelo rompimento das convenções e restrições contra a gíria. Admitamos que deu status urbano à gíria, com seu jeitão de “falso malandro”. O “samba de breque” foi o seu caminho para ir estabelecendo uma comunicação fácil e direta entre o mundo malandro e o mundo asfático.
Dicró, fluminense, é contemporâneo de Bezerra da Silva, se debruçou sobre a gíria das comunidades negras, entendendo e explicando a exclusão social que marca essas populações pobres.
Nenhum dos três fez ou faz política, mas tiveram e têm um discurso eloquente, verbalizado na riqueza do idioma gírio. Fizeram-se entender por milhões de brasileiros do asfalto e o principal resgataram a gíria do gueto e do padrão excludente atribuído pelas elites.

A música que dá título ao CD é de autoria de Elias Alves Junior, Wagner Chapell
E carrega a seguinte letra:

“Toda hora tem gíria no asfalto e no morro
porque ela é a cultura do povo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: