O Juridiquês

*jargão- gírias usadas por profissionais de uma mesma área

Nos últimos tempos, assistimos a debates em torno das propostas de proibição do uso de “estrangeirismo”, a críticas ao “gerundismo”, e mais recentemente as atenções se voltaram para a linguagem usada pelos profissionais de Direito. Recomendou-se aos profissionais da área, por exemplo, evitar a ordem indireta  na construção de enunciados, bem como emprego de palavras arcaicas ou em desuso. Essa polêmica merece algumas considerações. Primeiro, a adequação da terminologia jurídica não deve ser avaliada em si mesma, ou seja, esta depende da situação concreta de comunicação: o que está sendo dito e para quem está sendo dito.

Imagine um advogado dizendo a outro: “a sentença transitou em julgado”. Como os dois são da mesma área nenhum problema. Falando a um leigo, seria mais adequado dizer que a decisão do juiz não pode mais ser contestada, é definitiva.

Observe que é comum o emprego de termos técnicos com o uso de palavras arcaicas. Imagine agora um advogado dizendo a outro, a respeito de um cliente: “o réu vive de espórtula tanto que é notória sua cacosmia”. Seria muito mais fácil compreender a mensagem se, em lugar de “espórtula” o advogado dissesse que o réu dependia de donativos; e, em vez de “cacosmia”, afirmasse que vivia em ambiente miserável.

Alguns exemplos:

1-     Cártula chéquica: folha de cheque

2-     Alvazir: juiz de primeira instância

3-     Ergástulo público: cadeia, presídio

 Curiosidades

Nós conhecemos apenas o homicídio, veja agora alguns nomes curiosos que são usados para discriminar o assassinato de uma pessoa, por seu grau de parentesco.

Nomes do crime:

Sororicídio: morte de irmã

 

Mariticídio: morte de marido

 

Uxoricídio: morte de ex-esposa

Patruicídio: morte de tio paterno

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: